Último concerto do festival internacional de guitarra

0

Amanhã, 6 de junho, pelas 21h30, no auditório Eng. Eurico de Melo

Yameng Wang  tem 33 anos. Su Meng 26. Apesar de jovens, as duas guitarristas de nacionalidade chinesa são já consideradas uma referência a nível mundial. O seu primeiro álbum – “Maracaípe” –, recebeu uma nomeação para os Grammys latinos, graças ao original, com o mesmo nome, composto pelo guitarrista e compositor brasileiro Sergio Assad, para esta formação. Amanhã, sexta-feira, estão em Santo Tirso, para atuar, pelas 21h30, no auditório Eng. Eurico de Melo, no âmbito do XXI Festival Internacional de Guitarra.

É um dos mais prestigiados duetos de guitarra da atualidade. Yameng Wang e Su Meng compõe o Beijing Guitar Duo e segundo a revista Classical Guitar Magazine, sua música “funde habilidade técnica sem esforço, com sua profundidade musical”. No concerto de sexta-feira, irão interpretar obras de referência de compositores como Domenico Scarlatti e Castelnuovo-Tedesco.

As duas guitarristas chinesas conheceram-se no Conservatório Central de Pequim, onde estudaram com Chen Zhi, aclamado professor de guitarra, tendo prosseguido os estudos no exigentíssimo Conservatório de Música de Peabody, em Baltimore, nos Estados Unidos da América. Aí, incentivadas pelo professor e mestre da guitarra Manuel Barrueco, decidem formar o Beijing Guitar Duo.No recital de estreia, realizado no Carnegie Hall de Nova Iorque, o Beijing Guitar Duo recebeu a aclamação da crítica.

No mesmo dia, mas de manhã, o XXI Festival Internacional de Guitarra promove ainda uma edição do Festival nas Escolas. A segunda iniciativa do género nesta edição abrange cerca de 70 alunos do ensino secundário das escolas do Município de Santo Tirso, convidando-os a participar num encontro com os guitarristas Tiago Machado e Carlos Ribeiro. O encontro terá lugar no Museu Municipal Abade Pedrosa e visa estimular o contacto entre os músicos e os mais jovens, criando novos públicos.

Com este concerto a edição de 2014 do Festival Internacional de Guitarra chega, assim, ao fim, com as principais salas do concelho praticamente lotadas em todos os espetáculos, numa edição que conseguiu juntar harmoniosamente vários estilos, da música clássica à música tradicional, passando pelo rock progressivo e pela música latino-americana.

 

 

 

Share.

Comments are closed.