Livro infantil é lançado no próximo sábado, 17 de setembro, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco
“Aventuras Dom Quixote de la Mancha e de Sancho Pança de Miguel Cervantes” é o título do novo livro do famalicense Agostinho Fernandes. A obra lançada pela Chiado Editora, no âmbito da coleção Literatura Infantil, é apresentada pelo autor no próximo sábado, 17 de setembro, a partir das 16h00, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão.
De acordo com Agostinho Fernandes, o livro de tradução e adaptação surge nos 400 anos da morte de Cervantes e tem como objetivo despertar nos mais jovens o gosto pela leitura. “Não é fácil ler o original na tua idade. É como ler Os Lusíadas. Também não é fácil. Comigo foi igual mas tenho tempo agora para ler o original e facilitar-te o trabalho (…) e o conhecimento de um dos mais belos e marcantes livros da história da cultura europeia e da humanidade”, afirma o autor no prefácio da obra dirigindo-se ao público mais jovem. E acrescenta: “Vais ver que vais gostar… até poderes dispor de tempo bastante para o reler mais tarde e ruminares como eu.”
Esta é a sexta obra publicada de Agostinho Fernandes que em 2013, lançou também o livro infantil “Olha o rio Ave”, destinado ás crianças da região do Ave. A primeira obra publicada foi em 2012 “Moçambicana – memória contra a guerra colonial (1964/68), seguiu-se “Sete joanenses ilustres”, também em 2012 e “No caminho da (im)perfeição”, em 2013. Em 2014, publicou “No rasto de 52 estrelas maiores”.
Agostinho Peixoto Fernandes nasceu em Joane, em 1942. Após a instrução primária, ingressou na austera Ordem do Carmo, em Viana do Castelo, tendo terminado a licenciatura em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Como professor do ensino Secundário ocupou, a partir de 1974, vários cargos de gestão em estabelecimentos de ensino. Entre 1980 e 1982 foi vereador da Cultura, pelo Partido Socialista, na Câmara Municipal de Famalicão, sendo Presidente Antero Martins do PSD. Em 1983 foi eleito presidente da Câmara de Famalicão, cargo que ocupou até 2001.
Foi um dos fundadores da Associação de Municípios do Vale do Ave. É sócio de inúmeras associações cívicas, culturais e de solidariedade social e foi mandatário concelhio de Mário Soares e Jorge Sampaio (1º mandato) nas suas campanhas à Presidência da República.