Parlamento dos Jovens do Ensino Básico

0

No presente ano letivo, a Escola Básica e Secundária D. Dinis participou, mais uma vez, no projeto Parlamento dos Jovens do Ensino Básico, iniciativa levada a cabo pela Assembleia da República e que envolveu um total de 4 listas (40 alunos) de turmas do 8.º e 9.º anos. O tema em debate, no presente ano letivo, é Igualdade de Género.

A eleição dos deputados à Sessão Escolar decorreu no dia 23 de janeiro, após uma campanha eleitoral, na qual todas as listas tiveram oportunidade de apresentar os seus Projetos de Recomendação. Num total de 666 alunos inscritos, tivemos a grata participação de 347 votantes, registando-se 0 votos em branco e 17 nulos, naquela que foi, para muitos, a primeira experiência eleitoral.

A Sessão Escolar do Ensino Básico, que decorreu a 24 de janeiro, colocou em debate, ao nível da escola, as ideias defendidas pelos deputados eleitos. Estes, por sua vez, votaram as medidas que a escola iria defender na Sessão Distrital. Os jovens deputados efetivos eleitos foram Rita Oliveira e Diogo Ferreira, do 9.º ano, e como suplente a aluna Inês Sampaio, do 8.º C.

A presença do deputado Jorge Machado, numa Sessão de Debate que se realizou no dia 29 de janeiro, permitiu criar um espaço de esclarecimento acerca da importância da sua atividade na Assembleia da República e de questões associadas à Igualdade de Género.

No dia 8 de fevereiro, a aluna Madalena Vilanova esteve presente numa sessão que decorreu na DGEstE, no Porto, para participar na eleição dos elementos da Mesa da Sessão Distrital.

Nos dias 26 e 27 de fevereiro, decorreu, na Maia, a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens do Círculo do Porto. Os deputados da Escola Básica e Secundária D. Dinis, Diogo Ferreira, Inês Sampaio e Rita Pinto Charro (deputada suplente que substituiu a aluna Rita Oliveira), participaram com todo o entusiasmo, tendo defendido a escola de forma ativa e empenhada em todos os momentos dos trabalhos. Foi, sem dúvida, uma experiência que os alunos jamais irão esquecer e que se pretende repetir nos próximos anos para permitir que mais jovens tenham um primeiro contacto com o mundo da política.

Share.

Leave A Reply