Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso

0

Comunicado: Comerciantes em grandes dificuldades

A Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso vem desta forma alertar para a situação deveras preocupante decorrente das obras na Rua D. Nuno Alvares Pereira, Praça Camilo Castelo Branco, Rua Ferreira de Lemos e Rua das Rãs.

As obras nas referidas artérias tiveram o seu início em Setembro de 2016 não estando previsto um prazo de conclusão das mesmas, não estando sequer afixada na placa informativa das Obras uma data prevista de finalização.

Nestes sete meses do decurso das obras segundo os Comerciantes auscultados a quebra de facturação ronda os 50%, pondo em causa postos de trabalho e a própria sobrevivência dos estabelecimentos comerciais, equacionando muitos o seu encerramento.

Neste sentido conforme missiva entregue, os Comerciantes transmitem uma vez mais as seguintes preocupações que passamos a elencar:

  1. Qual o prazo para conclusão da obra?
  2. Qual a data prevista para a circulação automóvel ser efectuada nos dois sentidos?
  3. Qual a forma de compensar os comerciantes pelos prejuízos causados pelas obras nomeadamente a quebra abrupta da facturação desde Setembro de 2016?

Foram ainda apresentadas algumas sugestões no sentido de mitigar os prejuízos causados, tais como:

  1. Dar primazia na obra aos arruamentos em detrimento dos passeios;
  2. Colocar mais gente a trabalhar na obra;
  3. Inverter o sentido do trânsito fazendo a entrada em Santo Tirso pela Rua D. Nuno Alvares Pereira e não o contrário como acontece agora;
  4. Agendar uma visita da Autarquia às obras para auscultar “in loco” as preocupações dos Comerciantes.

Sabendo que estão previstas novas intervenções no centro da cidade, sugerese que nos próximos cadernos de encargos seja considerado o impacto económico no Comércio para que este tipo de situações seja salvaguardado no futuro

Share.

Leave A Reply